Um dos principais motivos que levam alguém a optar pela compra de um imóvel novo está em receber o bem em perfeitas condições, sem os sinais que antigos proprietários e o tempo costumam deixar. Muitas vezes esses sinais podem aparecer na forma de defeitos mais ou menos sérios que, de alguma forma, vão transtornar a vida do morador e que precisam ser detectados antes da mudança.

vistoria-em-imovel-pierre-imoveis

Porém, o simples fato do imóvel ser novo não significa que ele estará em perfeitas condições e de acordo com o memorial descritivo apresentado pela construtora, uma vez que os defeitos construtivos existem.

Por essa razão, a vistoria de imóvel é tão importante, mesmo quando falamos de um imóvel novo. Por isso, para ajudar, preparamos cinco dicas sobre como fazê-la!

1. Faça uma lista de checagem para a vistoria de imóvel

Com base no memorial descritivo, prepare-se para a vistoria fazendo uma lista que servirá de orientação de checagem de todas as características do imóvel. Para facilitar, divida por cômodos, desde a sala até os quartos, passando pelos banheiros, cozinha e demais dependências. Se o imóvel estiver em um condomínio, prepare uma lista específica para as áreas comuns, como portarias, halls, escadas, elevadores e áreas de lazer.

Na lista, ao lado de cada item a ser verificado, coloque três colunas. A primeira servirá para que você cheque o tipo de material utilizado na construção, na instalação ou no acabamento, e que deve ser compatível com o que foi contratado. A seguinte servirá para você marcar a situação do item: marque um “V” se o funcionamento estiver correto e com o padrão de acabamento adequado, ou um “X” se houver algum problema. Deixe a terceira coluna para anotar observações que, eventualmente, você tenha que apresentar ao construtor.

2. Vistorie com tranquilidade

Marque um dia tranquilo para fazer a vistoria de imóvel, que permita que você verifique tudo detalhadamente, sem correrias.

3. Pisos, tetos e paredes

Verifique se os materiais utilizados estão de acordo com o que foi apresentado no memorial. Veja se os assentamentos estão corretos, se não existem problemas de alinhamento ou manchas. Em paredes e pisos frios, certifique-se de que os rejuntes estão perfeitos, fazendo o mesmo com a calafetação dos pisos de madeira.

4. Parte hidráulica

Confirme se os metais utilizados nos banheiros e na cozinha são aqueles do memorial e se estão em perfeito estado. Abra as torneiras e deixe a água escoar por alguns segundos, verificando se não há nenhum tipo de entupimento. Dê descarga nos vasos sanitários e observe se a água flui livremente. Jogue um pouco de água nos ralos dos pisos e veja se ela não acumula.

5. Parte elétrica

A intenção da vistoria de imóvel é também verificar se os pontos elétricos estão energizados. Porém, como geralmente os imóveis novos são entregues somente com a fiação, interruptores e tomadas, o que dificulta um pouco a vistoria, você terá de recorrer a algum artifício para fazer essa verificação. Sendo assim, com muito cuidado e utilizando uma lâmpada em uma boquilha com tensão compatível à do imóvel, ou ainda com um testa-fase ou com um voltímetro, você deve verificar cada um dos pontos de energia.

Se você não tiver prática com esse tipo de instalação, peça a ajuda de uma pessoa que entenda do assunto e leve uma escada para facilitar a verificação de pontos de energia nos lugares altos. Mas, atenção: se não houver segurança sobre o que está sendo feito, não se arrisque e nem permita que pessoas sem prática se arrisquem. Deixe que as verificações sejam feitas pelo eletricista no momento das instalações das luminárias e chuveiros.

6. Portas e janelas

Além da verificação de portas e janelas, que devem estar de acordo com o que foi indicado no memorial descritivo, verifique se a abertura e se o fechamento de cada uma delas estão perfeitos. Atenção para as dobradiças, maçanetas, trincos, batentes e trilhos, que devem estar bem instalados e sem defeitos, e observe se os vidros das janelas não têm problemas, manchas ou trincas.

Gostou das dicas sobre vistoria de imóvel? Agora você já sabe como fazer a vistoria de um imóvel. Então, que tal curtir nossa página no Facebook para acompanhar nossas próximas dicas?

Fonte: MRV

ATENÇÃO

❗
❗
❗

Comprar imóvel com Corretor de Imóveis regularizado é mais SEGURO! Consulte meu CRECI:
http://www.creci-rs.gov.br/site/consulta/
DIGITE: 51288 ou meu nome PIERRE XAVIER

Acompanhe-nos:

FACEBOOK > bit.ly/face-pierreimoveis

YOUTUBE > bit.ly/youtube-pierreimoveis

INSTAGRAM > bit.ly/insta-pierreimoveis

TWITTER > bit.ly/twitter-pierreimoveis

LINKEDIN > bit.ly/linkedin-pierreimoveis

SITE > pierreimoveis.com.br

Pierre Xavier
Corretor de Imóveis | CRECI RS 51288
O Compromisso de um Bom Negócio!
51 9336.2204 WhatsApp

Comentários

Comentários