Quem tem o sonho de ter um imóvel próprio, usualmente passa pela dúvida: investir em uma casa ou em um apartamento? Qual a melhor opção para a minha família?

Se você está querendo sair do aluguel ou está de casamento marcado e procurando onde morar, deve estar com essa questão lhe martelando a cabeça. A escolha entre casa ou apartamento é algo bem sério — afinal, é o lugar onde você vai construir uma nova vida. Por isso, conheça agora as vantagens e desvantagens de cada opção.

1

Comprar uma casa

 

Ter uma casa é o sonho de muita gente, principalmente para quem está começando a vida de casado. Ao optar por casa, saiba que terá um custo inicial alto, já que o valor dela é normalmente superior ao de um apartamento. Vale dizer que as manutenções e reformas são todas de responsabilidade do proprietário da casa, logo você também terá que arcar com essas despesas.

casa dá uma sensação maior de liberdade e privacidade, pois você não está tão próximo de seus vizinhos, possui quintal apenas seu (se for o caso) e pode oferecer aos seus filhos mais liberdade para brincar. Contudo, a segurança deve ser fator de extrema importância para definir sua escolha. Existem diversas opções que ajudam a deixar a casa mais segura, como alarmes, câmeras, muro alto com cerca elétrica, entre outras opções. E tudo isso também tem um custo a mais.

 

Comprar um apartamento

 

Muitas pessoas pensam que comprar um apartamento não vale a pena pelo tamanho, mas isso é um erro! Existem apartamentos de diversos tamanhos e o melhor de tudo: bem planejados e com espaços que atendem perfeitamente às suas necessidades.

Os apartamentos oferecem mais segurança que as casas, pois possuem portaria e vigilância que são pagos por meio das taxas de condomínio. Quem escolhe comprar o apartamento também tem outras vantagens, como opções de lazer dentro do próprio prédio.

É comum que os prédios possuam jardins, com parques para as crianças, salão para festas e também churrasqueira e playground, tudo à sua disposição e de sua família. Sem falar em outros serviços, como piscina e salão de jogos, por exemplo. Isso deve ser incluído na sua busca se você pretende aproveitar esses itens. Mas vale ressaltar que, para usufruir de tudo isso, é preciso também aceitar as regras de convivência. Outra vantagem é que, se houver problema como manutenção, os apartamentos contam com o zelador, responsável por cuidar e manter a ordem de tudo.

 

O que levar em consideração

 

Conhecendo as vantagens e as desvantagens de comprar uma casa ou apartamento, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes, como a localização do seu futuro lar. Veja a distância que terá que percorrer para trabalhar, levar os filhos na escola ou fazer as compras. Distâncias maiores podem prejudicar sua rotina.

O preço também é uma questão importante; veja qual opção cabe melhor em seu bolso e o que você pode fazer para pagar a compra de sua residência. O valor do imóvel pode influenciar, já que em um futuro você poderá vendê-lo e se mudar para local mais adequado.

Outro ponto importante é o conforto que você e sua família terão. Analise esse ponto junto com a segurança que o local oferece. Tanto a casa quanto o apartamento podem variar de tamanho de acordo com sua necessidade, basta analisar o que você e sua família precisam.

A decisão de comprar imóvel precisa ser em conjunto com todos os envolvidos, então que tal compartilhar esse artigo com sua família e amigos em suas redes sociais?

Fonte: UOL

Comentários

Comentários