O imóvel sustentável — ou ecológico, como também é conhecido — é projetado e construído tendo como princípio o respeito ao meio ambiente. Nesse tipo de construção, são utilizadas técnicas conscientes, sempre priorizando o uso dos recursos naturais de maneira sustentável, sem deixar de atender as preferências dos moradores.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Então continue sua leitura e conheça algumas ações que podem tornar o seu imóvel sustentável!

Qual a importância de um imóvel sustentável?

Ter um imóvel sustentável significa reduzir significativamente os impactos causados pela construção civil, que são inúmeros! Para se ter uma ideia da importância em se investir na sustentabilidade nessa área, algumas empresas conseguem compensar as emissões de gases do efeito estufa em sua totalidade somente com a construção de imóveis sustentáveis, como a MRV Engenharia.

Mas as construções ecológicas vão além do apoio à natureza! Elas também permitem uma melhor qualidade de vida ao morador, que irá utilizar os recursos naturais à seu favor, mas de maneira consciente.

Não podemos deixar de citar ainda a economia que os imóveis sustentáveis proporcionam: como utilizam os recursos naturais de maneira consciente, é possível reduzir o consumo de matéria-prima durante o projeto e, posteriormente, nos gastos com energia e manutenção. Além disso, há uma valorização do imóvel tornando-o mais atraente no mercado imobiliário.

Requisitos indispensáveis para um imóvel sustentável

Seja criativo

Nada melhor do que a criatividade para fazer com que um imóvel se torne sustentável, não é mesmo? Coloque suas ideias em prática e transforme a sua construção — só não se esqueça de que o meio ambiente é prioridade!

Uma dica para usar a criatividade em um imóvel sustentável é com o paisagismo. É possível colocar em seu jardim plantas que se adaptam ao ecossistema local, incluindo hortas e espécies frutíferas. Assim, pode-se aumentar a quantidade de vegetação local, além de deixar o espaço mais bonito.

Reutilize

É claro que este tópico não poderia faltar, afinal, reutilização e sustentabilidade andam lado a lado, não é mesmo? Mas não pense que para tornar seu imóvel sustentável é preciso somente reutilizar a água para lavar o chão ou o carro, por exemplo. A ideia vai muito além disso!

É possível fazer o reuso das águas pluviais e águas provenientes de máquinas de lavar, tanques, chuveiros e pias — especialmente em prédios onde a quantidade é elevada. Com os sistemas de captação, há a possibilidade de reutilizar a água, com o mínimo de desperdício.

Assim, utiliza-se a água captada onde o uso desse recurso natural é elevado, como nas bacias sanitárias ou na irrigação de jardins, reduzindo em grande escala o consumo da água, além de melhorar o planejamento financeiro do imóvel.

Opte sempre pelo uso de energia renovável

O uso de fontes de energia renovável é um ótimo passo para tornar seu imóvel sustentável! Isso porque ao optar por esse tipo de sistema, é possível reduzir o consumo de bens naturais finitos usados para gerar energia, como a água, além de reduzir os danos causados por esse tipo de produção ao meio ambiente. Ou seja, a energia renovável só traz vantagens para o imóvel!

Por isso, não fique preso somente a troca de lâmpadas, vá além e escolha uma fonte de energia renovável para o seu imóvel. Além de reduzir o valor da sua conta de luz, você estará utilizando uma fonte de energia limpa, que não causa nenhum malefício ao meio ambiente.

Invista cada vez mais na sustentabilidade

Como o conceito de imóvel sustentável é relativamente novo, muitas obras não foram construídas seguindo esses preceitos, mas isso não é desculpa! Além de usar as dicas acima, é possível começar a tornar seu imóvel mais ecológico aos poucos.

Se vai fazer uma reforma em alguma área, por exemplo, opte por materiais sustentáveis, ou seja, cuja fabricação não agride o meio ambiente. Além disso, recicle  matéria-prima sempre que possível, reduzindo a quantidade de lixo acumulado na natureza e, consequentemente, a poluição.

Viu só? Um imóvel sustentável vai muito além de pequenas atitudes, é preciso pensar grande e não ter medo de colocar a mão na massa!

Texto original – Blog MRV

ATENÇÃO!
Comprar imóvel com Corretor de Imóveis regularizado é mais SEGURO! Consulte meu CRECI:
http://www.creci-rs.gov.br

DIGITE: 51288 ou meu nome PIERRE XAVIER

Acompanhe-nos:

FACEBOOK > bit.ly/face-pierreimoveis

YOUTUBE > bit.ly/youtube-pierreimoveis

INSTAGRAM > bit.ly/insta-pierreimoveis

TWITTER > bit.ly/twitter-pierreimoveis

LINKEDIN > bit.ly/linkedin-pierreimoveis

SITE > pierreimoveis.com

Pierre Xavier

Corretor de Imóveis | CRECI RS 51288
O Compromisso de um Bom Negócio!
51 99336.2204 WhatsApp

Comentários

Comentários